Patrimônio Cultural
Final de semana é de programação Farroupilha repleta em Piratini
Além da Primeira Capital, outros municípios da Zona Sul contam com diversas comemorações gaúchas
Na Primeira Capital Farroupilha, a expectativa para este fim de semana, de reta final de festejos gaúchos, é de receber um público de cerca de seis mil pessoas. Conhecida por suas extensas programações, Piratini, após dois anos sem realizar as comemorações devido à pandemia, retorna agora com a tradição de organizar um evento recheado de atrações.
Sendo uma das maiores celebrações do Estado, a Semana Farroupilha de Piratini é Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. O evento é aguardado pelos moradores durante todo o ano e é o que mais movimenta o município. "É o mês que todo o gaúcho busca um pouco da sua história. Nesse sentido, Piratini, por ser a Primeira Capital, respira história e cultura", enfatiza o prefeito Marcio Porto (MDB).
No sábado, a programação conta com cinco shows, a partir das 19h, no Centro de Eventos Erni Pereira Alves. Além de recepção, ronda e programação cultural a cargo do PTG Resto de 35. A abertura dos portões está marcada para as 12h. Já na pista do Sindicato Rural, às 14h, acontece um rodeio de laço.
No domingo (18), recepção, ronda e programação cultural ficam a cargo do PTG Antonio de Souza Neto. Às 14h, o público poderá conferir mais um rodeio de tiro de laço no Sindicato e, às 21h, ocorre a primeira classificatória do rodeio na arena do Centro de Eventos. Novamente, haverá agenda repleta de shows entre as 18h e as 23h.
Para ter acesso ao Centro de Eventos, o visitante paga o valor R$ 10,00, com meia-entrada para idosos e crianças. O ingresso dá acesso aos dois palcos de shows, além da praça de alimentação.
Atrações em diferentes cidades
Pelotas
Na Princesa do Sul, o final de semana também será movimentado. Os CTGs Raízes do Sul, Negrinho do Pastoreio, Coronel Thomaz Luiz Osório, Unidos da Querência e Cancela Grande garantem um sábado com atividades variadas, como oficinas, rondas, invernadas, jantares e bailes. Já no domingo, além do Negrinho do Pastoreio, Thomaz Luiz Osório, Unidos da Querência, CTG Raízes do Sul, Tropeiros e Carreteiros do Sul promovem almoços, tertúlias, oficinas e cavalgadas.
São Lourenço
Em São Lourenço, os festejos farroupilhas ocorrem nos dois CTGs da cidade. No Galpão da Peonada, no sábado, entre as atrações estão: Mostra Cultural, duas rondas de piquetes, apresentações de invernadas e fandango. No domingo, o público poderá acompanhar Missa Crioula, show e outro fandango.
No CTG Sepé Tiaraju, a programação do sábado é semelhante, com duas invernadas, fandango e ronda. O destaque da programação fica a cargo das duas cirandas agendadas. Já no domingo, a entidade terá, à tarde, café campeiro e bingo solidário. A entrada é franca nas duas entidades tradicionalistas.
Rio Grande
Os rio-grandinos e o público em geral poderão participar das comemorações gaúchas no Acampamento Farroupilha. Para aqueles que gostam de competição, no sábado há pela manhã a abertura dos Jogos Campeiros. À tarde, a programação continua com rodeio artístico do CTG Guapos da Querência, modalidade Declamação e show do grupo Razão Gaúcha.
No domingo a programação é semelhante, porém com o diferencial da mateada, à tarde, com dois shows e duas tertúlias programadas para a noite .
Canguçu
O final de semana será marcado pelas rondas. No sábado pelo CTG Tropeiros da Amizade e pela Escola Estadual Oscar Fonseca da Silva. No domingo, a programação fica com o CTG Sentinela da Armada.
Carregando matéria
Conteúdo exclusivo!
Somente assinantes podem visualizar este conteúdo
clique aqui para verificar os planos disponíveis
Já sou assinante
Deixe seu comentário