Patrimônio Cultural

Final de semana é de programação Farroupilha repleta em Piratini

Além da Primeira Capital, outros municípios da Zona Sul contam com diversas comemorações gaúchas

Na Primeira Capital Farroupilha, a expectativa para este fim de semana, de reta final de festejos gaúchos, é de receber um público de cerca de seis mil pessoas. Conhecida por suas extensas programações, Piratini, após dois anos sem realizar as comemorações devido à pandemia, retorna agora com a tradição de organizar um evento recheado de atrações.

Sendo uma das maiores celebrações do Estado, a Semana Farroupilha de Piratini é Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul. O evento é aguardado pelos moradores durante todo o ano e é o que mais movimenta o município. "É o mês que todo o gaúcho busca um pouco da sua história. Nesse sentido, Piratini, por ser a Primeira Capital, respira história e cultura", enfatiza o prefeito Marcio Porto (MDB).

No sábado, a programação conta com cinco shows, a partir das 19h, no Centro de Eventos Erni Pereira Alves. Além de recepção, ronda e programação cultural a cargo do PTG Resto de 35. A abertura dos portões está marcada para as 12h. Já na pista do Sindicato Rural, às 14h, acontece um rodeio de laço.

No domingo (18), recepção, ronda e programação cultural ficam a cargo do PTG Antonio de Souza Neto. Às 14h, o público poderá conferir mais um rodeio de tiro de laço no Sindicato e, às 21h, ocorre a primeira classificatória do rodeio na arena do Centro de Eventos. Novamente, haverá agenda repleta de shows entre as 18h e as 23h.

Para ter acesso ao Centro de Eventos, o visitante paga o valor R$ 10,00, com meia-entrada para idosos e crianças. O ingresso dá acesso aos dois palcos de shows, além da praça de alimentação.

Atrações em diferentes cidades

Pelotas
Na Princesa do Sul, o final de semana também será movimentado. Os CTGs Raízes do Sul, Negrinho do Pastoreio, Coronel Thomaz Luiz Osório, Unidos da Querência e Cancela Grande garantem um sábado com atividades variadas, como oficinas, rondas, invernadas, jantares e bailes. Já no domingo, além do Negrinho do Pastoreio, Thomaz Luiz Osório, Unidos da Querência, CTG Raízes do Sul, Tropeiros e Carreteiros do Sul promovem almoços, tertúlias, oficinas e cavalgadas.

São Lourenço
Em São Lourenço, os festejos farroupilhas ocorrem nos dois CTGs da cidade. No Galpão da Peonada, no sábado, entre as atrações estão: Mostra Cultural, duas rondas de piquetes, apresentações de invernadas e fandango. No domingo, o público poderá acompanhar Missa Crioula, show e outro fandango.
No CTG Sepé Tiaraju, a programação do sábado é semelhante, com duas invernadas, fandango e ronda. O destaque da programação fica a cargo das duas cirandas agendadas. Já no domingo, a entidade terá, à tarde, café campeiro e bingo solidário. A entrada é franca nas duas entidades tradicionalistas.

Rio Grande
Os rio-grandinos e o público em geral poderão participar das comemorações gaúchas no Acampamento Farroupilha. Para aqueles que gostam de competição, no sábado há pela manhã a abertura dos Jogos Campeiros. À tarde, a programação continua com rodeio artístico do CTG Guapos da Querência, modalidade Declamação e show do grupo Razão Gaúcha.
No domingo a programação é semelhante, porém com o diferencial da mateada, à tarde, com dois shows e duas tertúlias programadas para a noite .

Canguçu
O final de semana será marcado pelas rondas. No sábado pelo CTG Tropeiros da Amizade e pela Escola Estadual Oscar Fonseca da Silva. No domingo, a programação fica com o CTG Sentinela da Armada.

 

 

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Rede estadual gaúcha avança em todas as etapas de ensino, segundo Ideb 2021 Anterior

Rede estadual gaúcha avança em todas as etapas de ensino, segundo Ideb 2021

Programação de feriadão terá interrupções no trânsito em Pelotas Próximo

Programação de feriadão terá interrupções no trânsito em Pelotas

Deixe seu comentário